O departamento de futebol do Santos anunciou a contratação de Yura Titow para assumir o lugar deixado por Mauro Di Giuseppe. O treinador de apenas 26 anos será responsável por orquestrar as Sereinhas da Vila Sub-20. Integrado ao elenco em questão, o novo comandante do futebol feminino alvinegro não escondeu a euforia de poder estar à frente de uma equipe de tamanha expressão.
“É uma honra e um privilégio chegar ao Santos. É a maior equipe do Brasil com tranquilidade, onde jogaram a Rainha e o Rei. Não tem como recusar um convite desse e as expectativas são boas. Nos últimos dias, já conheci as atletas e o grupo é muito bom. A ideia é ajustar algumas coisas que a gente enxerga para fazermos um ano bom e principalmente evoluir essas meninas para abastecer a equipe profissional”, afirmou o comandante.
Embora seu nome não seja renomado no mercado de treinadores, Yura Titow tem um percurso a ser observado com as vestes do Grêmio. O profissional exerceu as funções de treinador das categorias de base do Imortal Tricolor e de auxiliar técnico na equipe profissional. Como resultado de sua competência, comemorou, na temporada passada, o Ladies Cup Sub-20.
Mesmo com seu repertório tendo sido aclamado por dirigentes e torcedores do Grêmio, o mais novo reforço do Santos tem um passado decadente. Enquanto festejava a façanha do Ladies Cup, Yura foi acusado de praticar racismo diante de duas jogadores do tricolor. Com as provas e relatos analisados, a equipe gaúcha decidiu demitir o treinador.
Números do novo técnico do Santos
Natural de Porto Alegre, Yura Titow construiu toda a sua carreira mediante as cores do Imortal Tricolor. Ao longo de sua estadia no sul do país, o profissional, inclusive, se firmou como preparador físico do elenco feminino. Ao decorrer de seus trabalhos no Grêmio, o treinador esbanjou destreza. Confira:
- Temporada 2023: 11 jogos – 3 vitórias
- Temporada 2022: 1 jogo – 1 vitória
- Temporada 2021: 6 jogos – 4 vitórias
- Temporada 2020: 6 jogos – 1 vitória
- Temporada 2018: 8 jogos – 7 vitórias.